Epilepsia
A epilepsia, também chamada de distúrbio convulsivo, é uma desorganização das funções cerebrais que resulta em crises e convulsões recorrentes.
Há milhões de células nervosas que controlam nosso corpo. Isto significa muitos sinais elétricos no cérebro. Uma crise é causada por uma súbita perturbação elétrica no cérebro. Como sabemos, o corpo é controlado pelo cérebro, então esta perturbação afeta o corpo.
Crises epiléticas
As crises epiléticas se manifestam de várias maneiras. Estas são as principais formas:
Crise generalizada: esta crise afeta todo o cérebro ao mesmo tempo. A pessoa que sofre desta crise subitamente cai enrijecida e inconsciente no chão e começa a se sacudir ou convulsionar com contrações musculares regulares que produzem espasmos e solavancos.
Crise de ausência: esta crise também afeta o cérebro todo. É mais comum em crianças da escola primária. A pessoa tendo este tipo de crise não reage a nenhum estímulo visual ou verbal e olha fixamente para algum lugar por um tempo. Pode-se também observar um piscar rápido dos olhos ou virar os mesmos para cima. Este tipo de crise nem sempre é reconhecida como tal por um professor ou até mesmo pelos pais, pois se confunde com sonhar acordado. Estas rápidas perdas de consciência podem levar a dificuldades de aprendizado.
Crise parcial: esta crise é localizada em apenas uma parte do cérebro. Se uma criança está em uma crise parcial, ela ainda mantém a consciência sobre o que ocorre ao redor. No entanto, nesta crise podem ocorrer sintomas motores tais como espasmos, enrijecimento de um membro, sensação estranha no estômago ou sentido alterado de paladar ou olfato.
O tipo e a frequência da epilepsia pode mudar de acordo com a idade da criança.
Causas da epilepsia
Frequentemente a causa da epilepsia é desconhecida. Algumas vezes ela é chamada de epilepsia sintomática quando surge em decorrência de trauma no nascimento, lesão na cabeça, infecção tal como a meningite, tumor cerebral ou doença metabólica.
Diagnóstico:
Apenas uma convulsão não significa epilepsia. Se uma pessoa tem mais de uma crise, pode ser epilepsia e os pais devem procurar ajuda médica.
Para obter o diagnóstico de epilepsia, a criança deve se submeter a testes médicos conduzidos por um especialista. Os procedimentos mais comuns são:
Anamnese pessoal e familiar
Exame físico
Teste médico (e.g. EEG – eletro encefalograma)
Ressonância magnética
Estes testes não vão diagnosticar epilepsia, no entanto, eles podem ajudar a encontrar a causa das crises.
Os medicamentos mais comuns são:
Valpakine
Fenobarbital
Clobazan
Carbamazepina
Oxcarbazepina
Topiramato
Gardenal
Outros...
Nenhum comentário:
Postar um comentário