Sejam bem vindos ao nosso blog sobre a doença de batten

Esse blog foi criado por Sueli Fernandes mãe de um Anjo portador da terrivel doença de batten, ajudem-nos a divulgá-lo para que outras familias possam encontrar apoio e informações sobre a doença. meu email: sueli.fernandes3@gmail.com um abraço

"Um dia poderemos ate perder a batalha para a doença de batten mas juntos seremos lembrados alem dos tempos ate que venha a cura e ai sim as próximas gerações ganharão a guerra."
Sueli Fernandes.


25/07/2011

Salivação excessiva (Sialorréia)

SALIVAÇÃO EXCESSIVA OU SIALORRÉIA



É impossível não notar o aguaceiro que escorre pela boca, pinga do queixo e ensopa toda roupa.

Sialorréia é a perda não intencional de saliva pela cavidade oral. É um fenômeno normal em crianças que perdem o desenvolvimento do controle neuromuscular oral.


Pode resultar da hipersecreção das glândulas salivares, mas é mais comum por prejuízo no controle neuromuscular com disfunção da atividade motora oral levando a um aumento do fluxo de saliva.



Os pacientes, em geral, têm a capacidade de engolir ineficiente (disfagia), o que é um composto adicional ao problema. Além disso, podem amplificar este efeito:



•problemas como o posicionamento errado da cabeça

•controle e força do pescoço diminuídos

•língua volumosa ou que empurra

•cárie dental e a infecção e doenças do tecido gengival

A hipersecreção também ocorre como efeito de medicamentos como tranqüilizantes, anticonvulsivantes e anticolinesterásicos que aumentam a atividade de receptores específicos (muscarínicos) da via secretomotora, resultando em hipersecreção.
Qualquer prejuízo na fase oral da deglutição secundária a problemas neuromusculares, trauma, ressecção cirúrgica ou paralisia facial, pode resultar no derramamento de saliva na cavidade oral. A maioria dos pacientes que apresenta sialorréia tem o controle neuromuscular oral danificado.

Nenhum comentário:

o que voce achou do nosso blog?