Sejam bem vindos ao nosso blog sobre a doença de batten

Esse blog foi criado por Sueli Fernandes mãe de um Anjo portador da terrivel doença de batten, ajudem-nos a divulgá-lo para que outras familias possam encontrar apoio e informações sobre a doença. meu email: sueli.fernandes3@gmail.com um abraço

"Um dia poderemos ate perder a batalha para a doença de batten mas juntos seremos lembrados alem dos tempos ate que venha a cura e ai sim as próximas gerações ganharão a guerra."
Sueli Fernandes.


25/07/2011

REFLUXO

REFLUXO





O refluxo gastroesofágico é provocado por um conjunto de alterações no esôfago, oriundas do refluxo anormal do conteúdo estomacal. O problema também é conhecido por nomes mais populares, como hérnia de hiato, regurgitação, azia ou, simplesmente, refluxo.

O esôfago de um adulto possui entre 35 a 40 centímetros. Ele é de consistência elástica e contém camadas musculares recobertas internamente por uma delicada camada de mucosa. Este órgão importante do sistema digestório possui ligamentos que o prendem ao hiato diafragmático, formando um tipo de válvula que impedi o retorno do conteúdo gástrico.

Quando o esôfago se descola para cima mais do que 2 centímetros, o estômago é tracionado, fazendo com que ambas estrutura se movam em direção ao tórax. Como conseqüência desta alteração anatômica, há o surgimento da hérnia hiatal, que prejudica o trabalho da válvula anti-refluxo. O conteúdo ácido do estômago acaba voltando, atingindo a mucosa esofágica.

Entre as principais queixas de quem sofre este tipo de problema está a azia. Em alguns casos ela é tão intensa que provoca dores no peito, dando a sensação de infarto. A azia também é referida como queimação ou ardência, que atinge algum ponto do esôfago.

A regurgitação é outro sinal bastante comum. Ela é a percepção do retorno do conteúdo estomacal, porém sem enjôo e vomito. Normalmente, ela apresenta um forte amargor. Esta volta pode causar engasgos, tosses e até alterações na voz.

Os relatos do paciente já podem levar ao diagnóstico da doença. Entretanto, para se ter maior precisão no resultado, o médico deve realizar alguns exames, como radiografia e endoscopia, onde é possível visualizar o esôfago, o estomago e o duodeno, utilizando um pequeno feixe de fibra ótica pela boca. Outro método bastante utilizado é a cintilografia do transito esôfago-gástrico. Ele é mais indicado para crianças. A dica é procurar um médico o mais rápido possível, e de preferência evitar uma automedicação.

Nenhum comentário:

o que voce achou do nosso blog?