Sejam bem vindos ao nosso blog sobre a doença de batten

Esse blog foi criado por Sueli Fernandes mãe de um Anjo portador da terrivel doença de batten, ajudem-nos a divulgá-lo para que outras familias possam encontrar apoio e informações sobre a doença. meu email: sueli.fernandes3@gmail.com um abraço

"Um dia poderemos ate perder a batalha para a doença de batten mas juntos seremos lembrados alem dos tempos ate que venha a cura e ai sim as próximas gerações ganharão a guerra."
Sueli Fernandes.


25/07/2011

Epilepsia

Epilepsia

A epilepsia, também chamada de distúrbio convulsivo, é uma desorganização das funções cerebrais que resulta em crises e convulsões recorrentes.



Há milhões de células nervosas que controlam nosso corpo. Isto significa muitos sinais elétricos no cérebro. Uma crise é causada por uma súbita perturbação elétrica no cérebro. Como sabemos, o corpo é controlado pelo cérebro, então esta perturbação afeta o corpo.













Crises epiléticas

As crises epiléticas se manifestam de várias maneiras. Estas são as principais formas:

Crise generalizada: esta crise afeta todo o cérebro ao mesmo tempo. A pessoa que sofre desta crise subitamente cai enrijecida e inconsciente no chão e começa a se sacudir ou convulsionar com contrações musculares regulares que produzem espasmos e solavancos.

Crise de ausência: esta crise também afeta o cérebro todo. É mais comum em crianças da escola primária. A pessoa tendo este tipo de crise não reage a nenhum estímulo visual ou verbal e olha fixamente para algum lugar por um tempo. Pode-se também observar um piscar rápido dos olhos ou virar os mesmos para cima. Este tipo de crise nem sempre é reconhecida como tal por um professor ou até mesmo pelos pais, pois se confunde com sonhar acordado. Estas rápidas perdas de consciência podem levar a dificuldades de aprendizado.

Crise parcial: esta crise é localizada em apenas uma parte do cérebro. Se uma criança está em uma crise parcial, ela ainda mantém a consciência sobre o que ocorre ao redor. No entanto, nesta crise podem ocorrer sintomas motores tais como espasmos, enrijecimento de um membro, sensação estranha no estômago ou sentido alterado de paladar ou olfato.



O tipo e a frequência da epilepsia pode mudar de acordo com a idade da criança.


Causas da epilepsia

Frequentemente a causa da epilepsia é desconhecida. Algumas vezes ela é chamada de epilepsia sintomática quando surge em decorrência de trauma no nascimento, lesão na cabeça, infecção tal como a meningite, tumor cerebral ou doença metabólica.


Diagnóstico:

Apenas uma convulsão não significa epilepsia. Se uma pessoa tem mais de uma crise, pode ser epilepsia e os pais devem procurar ajuda médica.

Para obter o diagnóstico de epilepsia, a criança deve se submeter a testes médicos conduzidos por um especialista. Os procedimentos mais comuns são:


Anamnese pessoal e familiar
Exame físico
Teste médico (e.g. EEG – eletro encefalograma)
Ressonância magnética
Estes testes não vão diagnosticar epilepsia, no entanto, eles podem ajudar a encontrar a causa das crises.





Os medicamentos mais comuns são:

Valpakine
Fenobarbital
Clobazan
Carbamazepina
Oxcarbazepina
Topiramato
Gardenal
Outros...






Nenhum comentário:

o que voce achou do nosso blog?