Sejam bem vindos ao nosso blog sobre a doença de batten

Esse blog foi criado por Sueli Fernandes mãe de um Anjo portador da terrivel doença de batten, ajudem-nos a divulgá-lo para que outras familias possam encontrar apoio e informações sobre a doença. meu email: sueli.fernandes3@gmail.com um abraço

"Um dia poderemos ate perder a batalha para a doença de batten mas juntos seremos lembrados alem dos tempos ate que venha a cura e ai sim as próximas gerações ganharão a guerra."
Sueli Fernandes.


13/01/2011

SAIBA MAIS SOBRE A LIPOFUSCINOSE CEROID
.Lipofuscinoses Ceróides Neuronais



As Lipofuscinoses Ceróides Neuronais (LCN) formam um grupo de doenças caracterizadas pelo acúmulo de substâncias chamadas ceróide e lipofuscina no interior das células. Este acúmulo ocorre devido à deficiência de enzimas, material celular responsável por degradar outras substâncias presentes nas células. O mecanismo pelo qual este depósito ocorre ainda não é totalmente conhecido.



Quatro formas desta doença, que diferem entre si pela idade de início, apresentação clínica e sintomas já foram descritas: infantil, infantil tardia, juvenil e adulto. Os achados clínicos das LCN incluem várias combinações entre convulsões, contrações musculares involuntárias, incapacidade de coordenação de movimentos, comprometimento mental e degeneração da retina.



Lipofuscinose Ceróide Neuronal Infantil (LCN1)

A Lipofuscinose Ceróide Neuronal Infantil, também conhecida como Doença de Santavuori-Haltia-Hagberg, é a forma de início precoce na infância das LCN causada pela deficiência da enzima Proteína Palmitoil Tioesterase (PPT).



Os sinais clínicos começam ao redor dos doze aos dezoito meses de idade e se caracterizam por importante regressão neurológica. Inicialmente, a criança apresenta sinais de alteração de comportamento como apatia, redução da atividade e autismo que evoluem rapidamente para sinais neurológicos como falta de coordenação motora - impossibilitando o paciente de caminhar ou de permanecer em pé - flacidez muscular, contração muscular involuntária e cegueira. Ao redor do segundo ano de vida, a cabeça se mostra com tamanho abaixo do normal e há atrofia cerebral e do cerebelo revelada em exames de imagem do Sistema Nervoso Central (SNC).



Na Ressonância Nuclear Magnética (RNM) de cérebro observam-se também áreas de baixa intensidade cerebral. O eletroencefalograma (EEG) apresenta o sintoma característico de achatamento rápido e progressivo da amplitude das ondas. A partir do terceiro ano de vida, a criança passa a viver em estado vegetativo perdendo completamente a interação com o ambiente. A sobrevida em geral é de cerca de sete anos.



O diagnóstico é feito com base na alteração do EEG, nas características da imagem cerebral, na análise de biópsia de pele ou de uma membrana do olho, a conjuntiva, que mostra o depósito de material celular, ou ainda por estudos enzimáticos.



Lipofuscinose Ceróide Neuronal Infantil Tardia (LCN2, LCN 5, LCN6 e LCN7)

A Lipofuscinose Ceróide Neuronal Infantil Tardia (LCN2) é também conhecida como Doença de Jansky-Bielschowsky ou Doença de Batten de Início Precoce. É caracterizada por importante comprometimento neurológico e deterioração mental. A LCN2 é causada pela deficiência da enzima Pepstatina Insensível Peptidase (TTP1) enquanto que as outras formas são causadas por deficiência de proteínas celulares ainda desconhecidas.



Os sinais clínicos da doença começam a surgir ao redor dos dois a quatro anos de idade, após um período de aparente normalidade e adequado desenvolvimento. O primeiro sintoma geralmente é o surgimento de convulsões que rapidamente aumentam de freqüência e se tornam em pouco tempo intratáveis e incontroláveis. A criança também começa a apresentar alteração no padrão do sono, incapacidade de controlar movimentos, contrações musculares involuntárias, degeneração mental, degeneração na retina e cegueira.



O EEG apresenta um padrão típico de ondas cerebrais de alta amplitude induzidas por estímulo luminoso de baixa freqüência. Os exames de imagem do SNC revelam atrofia cerebral e do cerebelo com áreas de baixa intensidade e outras de forte intensidade.



O diagnóstico é feito da mesma forma que a LCN1, com estudos enzimáticos e a análise de biópsia, que neste caso, mostrará outro tipo e forma de substância celular armazenada.



Lipofuscinose Ceróide Neuronal Juvenil (LCN3)

A Lipofuscinose Ceróide Neuronal Juvenil é também conhecida como Doença de Spielmeyer-Vogt ou Doença de Batten de Início Tardio causada pela deficiência de uma proteína celular ainda desconhecida.



Geralmente os sinais clínicos da doença surgem ao redor dos cinco aos dez anos de idade numa criança previamente sadia. O paciente começa a apresentar um quadro neurológico que consiste de perda de visão com degeneração da retina, demência, dificuldade de articular a fala e convulsões. Após alguns anos surgem também alterações motoras e de coordenação semelhantes às da Doença de Parkinson. Nos estágios finais da doença, o paciente apresenta cegueira total, paralisia e demência, com sobrevida estimada em dez a vinte anos.



O diagnóstico é feito a partir de análise de biópsia de pele ou conjuntiva que mostra os depósitos celulares.



Lipofuscinose Ceróide Neuronal Forma Adulta (LCN4)

A Lipofuscinose Ceróide Neuronal Forma Adulta, também conhecida como Doença de Kufs, é uma rara doença neurodegenerativa que começa após a terceira década de vida.



É dividida em dois tipos clínicos distintos: Tipo A e Tipo B. O paciente portador do Tipo A apresenta epilepsia, contração muscular involuntária, falta de coordenação dos movimentos, demência e rigidez ou lentidão de movimentos.



No Tipo B estão presentes transtornos do comportamento, demência, movimentos musculares involuntários da face e alterações motoras. O diagnóstico é feito com base na análise de biópsia de pele, músculo ou de áreas do aparelho digestivo, que mostra os depósitos celulares, ou de impressões digitais.



Atualmente, não há um tratamento específico e curativo para pacientes com as quatro formas de LCN. São recomendadas medidas de suporte visando o controle das complicações e um adequado aporte nutriciona


.

4 comentários:

Anônimo disse...

Meus pais sao primos legitimos, e tenho 03 irmaos c LCN, sendo 02 falecidos, que tiveram suas reconhecidos os casos a partir da adolescencia.
Gostaria de saber se ha cura, onde se conseguir tratamento, ou se pesquisas com celulas tronco ajudam de alguma forma.
No Sarah, em Fortaleza, havia duvidas se a doença nao estaria restrita a familia Gurgel.
Franco, em Fortaleza
85-86797135
85-32357135

Anônimo disse...

Cara Sueli,

Recebi sua msg mas nao pude lhe responder p ORKUT, pois Cidinha minha irma mais nova e que tem LCN esta sempre curiando por la.

Tentarei lhe repassar alguns detalhes de minha familia e da sina que nos afligiu.

Meus pais viveram um romance de adolescencia, e em razao do grau de parentesco, foram aconselhados a evitar o namoro, mas o amor foi mais forte.

Do casamento de meus pais nasceram 07 filhos
- Fernando Tadeu, 50 anos, c 01 filha c 23 anos.
- Socorro, caia bastante quando criança, e apresentava tornozelos vermelhos e inchados, e tendo como diagnostico a epoca de febre reumatica. Foi vitima da LCN, em sua juventude, era uma moça alegre e muito namoradeira, porem ao evoluir da doença ficou fragilizada, agressiva, e tinha alucinaçoes, falecendo aos 39 anos, apos muitos anos deitada em uma cama, com acompanhamento de enfermeira, fisioterapeuta e medicamentos para convulsoes, que c o passar do tempo se tornaram frequentes.
- Marcos, hoje c 48 anos, tem 03 filhos, c 16 anos, e as Gemeas c 09 anos.
- Franco, tenho 46 anos, e 02 filhos, uma com 21 anos, e outro, c 12 anos.
Lilian, 43 anos, c 02 filhos uma de 13 outro e outro c 08.
- Beto (Roberto), tambem foi acometido da LCN na adolescencia, mas desde pequeno apresentava deficiencia na aprendizagem, e mesmo c a doença sempre foi um menino meigo, e carinhoso, sendo o companheiro de meu pai em brigas de galo e outros passeios, e no decorrer do tempo foi ficando cada vez mais dificil o caminhar, falar, e manter dialogos logicos, definhando ate falecer aos 37 anos.
- Cidinha (Aparecida), 36 anos, ate poucos anos aparentava ser uma moça normal, tendo se graduado, e realizado pos-graduaçao, mas que tambem apresentava dificuldades no ensino. Teve uma filha, hoje c 09 anos, de um casamento c um rapaz negro, nao apresentando qualquer sintoma, sendo bastante inteligente e esperta.

A Cidinha passou a apresentar muito tardiamente os sintomas da LCN, a cerca de 08 anos atras, e hoje tem alucinaçoes, dificuldades de andar, falar e e bem agressiva, tendo uma força descomunal nos braços.

Pelo que pude perceber a doença e transmitida geneticamente, atraves de geraçoes, e parece estar restrita a certas familias no mundo, e na minha percepçao todas de pele branca, mais especificamente no nosso caso a familia GURGEL, que e oriunda da Alemanha.

Em pesquisas na internet vi relatos de tratamentos na China, EUA e Argentina, mas nao vi resultados, e se tambem teria algum sentido o tratamento c celulas tronco, o que motivou minha mae a vender bens p ir p Alemanha c Cidinha.

Como informei anteriormente, meus dois irmaos falecidos foram alvo de estudos no Hospital Sarah de Fortaleza, tendo o Dr. Dalton Portugal editado um artigo cientifico sobre o assunto em 2009.

Hoje fui tentar conversar c Dr Dalton, mas ele estava em Sao Paulo, so retornando na segunda-feira que vem , quando tentarei novamente, e lhe apresentarei o caso de minha irnma mais nova.

Sei o sofrimento que vc passa, e gostaria de estar sempre em contato a fim de verificarmos semelhanças em comum, e ate mesmo participamos de foruns, comunidades no ORKUT e outros meios que possam nos ajudar.

Franco

Anônimo disse...

Tenho uma filha de doze anos, aos quatro anos e dez meses foi diagnosticada com encefalite viral, mas não foi detectado nada que confirmasse a encefalite. Saiu do hospital sem falar, ver, ouvir e andar, em um ano e oito meses voltou as funçoes que havia perdido, mas sempre com convulsões. Porem veio perdendo a capacidade cognitiva, ela estava começando a ler e escrever quando adoeceu e hoje não sabe mais nem as letrinhas do proprio nome.
Ela tem apresentado um quadro de delirios e grande agressividade, tem uma força descomunal nos braços, e não se lembra sequer do que comeu no café da manhã.
A dois anos em uma ressonancia foi atestado Lipofuscinose Ceróide Neuronal, na época indaguei os medicos sobre o resultado, mas eles me disseram que não era nada do que mostrou na ressonancia.
Hoje vendo a progressão do estado dela fui pesquisar sobre o resultado do exame para tentar entender de onde vem tanta agressividade e tantos delirios, e me deparei com essa pagina.
Se alguem puder me esclarecer mais sobre o assunto ficarei agradecida.
Por que tudo que eu li sobre os sintomas e sobre como a doença se desenvolve, estou convicta que a ressonancia não estava errada.
A minha filha não perdeu a visão, mas o restante ela tem desenvolvido a cada dia, e eu nao sei como agir.

Anônimo disse...

Meu filho foi internado e diagnosticado com encefalite, mas um exame genético acusou LCN,tem como sintomas a epilepsia,atraso cognitivo, distúrbios de comportamento, déficit de aprendizagem, gostaria de saber se já existe tratamento?

o que voce achou do nosso blog?